top of page

Às vésperas de completar 60 anos, a RMM lança oficialmente sua nova sede e linguagem visual

No dia 6 de julho de 2021, a Advocacia Ruy de Mello Miller (RMM) completa 60 anos. Entre os marcos da data estão a inauguração oficial do novo escritório, sediado no Tribuna Square, e uma nova linguagem visual, alinhada ao crescimento e posicionamento estratégico da RMM.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A nova sede

 

Com capacidade para 60 advogados e realização de até quatro reuniões simultâneas, a nova sede da RMM está localizada no Tribuna Square (R. Amador Bueno, 333 - Centro, Santos), com vista panorâmica do Porto de Santos, academia e restaurante próprios. Pensado para refletir a identidade e os valores organizacionais da Advocacia, o projeto arquitetônico da nova sede reflete os conceitos de transparência, sustentabilidade e liderança. O movimento marca a quarta "onda" de expansão da RMM e dobra a capacidade de operação da Advocacia.

“Tínhamos duas salas de reunião e passamos para quatro; tínhamos capacidade para atender 40 pessoas ao mesmo tempo no Restaurante 20 Minutos e agora o espaço comporta até 180 pessoas”, explica o sócio Lucas Miller, responsável por todas as mudanças estruturais da Advocacia nos últimos 20 anos.

 

Entre as características principais do processo conduzido pela arquiteta Camila Madeira (Emme Arquitetura), e retratado no vídeo acima (imagens e edição por Leonardo Cortez, da Henancius Digital), estão:

Sustentabilidade

O projeto também eliminou paredes na maior parte do escritório, e priorizou o uso de vidro, o que facilita a entrada de luz natural nos espaços e a redução no consumo de energia elétrica. 

De Santos para o mundo

A nova sede traz símbolos que reforçam o senso de comunidade que a RMM trabalha para preservar desde 1961. As mesas de trabalho, por exemplo, estão sustentadas por estruturas com formato semelhante às muretas dos canais de Santos.

"Uma pesquisa concluída recentemente pelo Jornal A Tribuna mostrou que as muretas foram eleitas como signo visual da identidade santista - uma feliz confirmação de que estamos no caminho certo!", comemora Lucas, que enxerga na simbologia da cidade um senso de pertencimento que deve ser recordado constantemente, uma vez que a atuação do escritório ganha dimensão internacional.

Espaços colaborativos 

O salão central do escritório reúne todes profissionais no mesmo plano, em estações de trabalho continuadas e sem divisórias. Essa horizontalidade foi pensada para facilitar a comunicação, a integração e o desenvolvimento profissional das pessoas, bem como estimular o processo de inovação do escritório. 

“Saímos de 600m² para 1.000m², mas o aproveitamento do espaço num ambiente único é melhor do que em um ambiente fragmentado, como era no escritório anterior, em que estávamos divididos em três andares do Edifício Sulbanco, na Rua João Pessoa”, comenta Lucas.

Convivência e happy hour

Para facilitar o desenvolvimento do trabalho de alta vocação intelectual desenvolvido na RMM, bem como a convivência saudável da equipe, a nova sede conta com um lounge de descompressão. No espaço equipado com sofás, poltronas, frigobar e máquina de café espresso, profissionais podem fazer uso de uma coleção específica da biblioteca corporativa, com títulos e gêneros literários sem vocação acadêmica (ficção, biografias, poesia, etc.). O “Lounge RMM” inclui ainda uma varanda com projeto de paisagismo e vista panorâmica do Porto de Santos. 

Diversidade e equidade

Em sinal de respeito às pessoas transgêneras e não binárias, a nova sede da RMM oferece banheiros neutros (que não fazem distinção entre “masculino” e “feminino”). 

Murais com líderes humanitários

O traço único do artista Vinicius Matsuei, conhecido como @Vini_Meio, marcam nove ambientes da Advocacia, como as salas de reunião “Malala”, “Gandhi” e “Mandela”. Os murais de grafite são uma inspiração cotidiana e fazem referência aos valores organizacionais da RMM e ao trabalho do Comitê de Diversidade e Equidade da Advocacia. Esses líderes foram escolhidos através de uma votação feita com o público interno da Advocacia; o fundador da sociedade, Dr. Ruy de Mello Miller, também tem seu rosto estampado na Recepção. 

“Malala, Gandhi e Mandela são algumas das inspirações que representam nossos valores organizacionais e esses líderes estão ‘olhando’ para nós diariamente. Ética, justiça, liberdade, persistência e consciência social estão entre esses pilares. Suas identidades também refletem o equilíbrio entre a senioridade e a energia da juventude, que é o perfil do nosso time”, conta o sócio Thiago Miller.

Tecnologia digital e otimização do tempo

Dando sequência a um projeto de digitalização que começou há mais de 20 anos, a RMM hospeda todos os sistemas e processos de trabalho na nuvem desde 2018, usando a tecnologia Google, e conta com uma equipe dedicada à garantia da segurança digital e performance remota do escritório. Todas as salas de reunião, preparadas para receber fisicamente até 30 pessoas concomitantemente, possuem sistemas de transmissão ao vivo, com smart TVs, câmeras de alta definição, captação de áudio profissional e outros equipamentos touch screen que facilitam a execução de webinars e reuniões com participação externa. 

RMM Fit: saúde e bem estar

A nova sede da RMM conta com uma academia própria, chuveiros privativos e vestiário. Nas paredes do espaço “RMM Fit”, onde até cinco pessoas podem fazer exercícios ao mesmo tempo, há dois murais que estampam Muhammad Ali e Marta Silva, atletas de alta performance que carregam marcas relacionadas à transformações sociais relevantes para a garantia de valores democráticos.  

Restaurante 20 Minutos

O projeto que nasceu para oferecer alimentação saudável, segura e sem custos para advogades, estagiáries e colaboradores da RMM ganha uma nova dimensão no Tribuna Square. O 20m trabalha com um cardápio rotativo que inclui sucos naturais, saladas, vegetais, grãos e proteínas de origem animal e vegetal; às segundas-feiras, o restaurante oferece opções especiais para estimular a adesão das pessoas ao movimento #SegundasSemCarne. A cozinha é equipada com sistemas de cocção de última geração (forno combinado e resfriador), que permitem avançadas técnicas de preparação e controle periódico de pontos críticos. O ambiente corporativo estampa o rosto do Chef francês Paul Bocuse na recepção, numa sinalização de respeito à cultura gastronômica e de compromisso com a garantia da qualidade do serviço de alimentação oferecido pelo 20M. O espaço também possui ar condicionado e sistema de controle de odores. Além da operação na hora do almoço em dias úteis, o 20 Minutos funciona como um espaço de eventos da RMM - é utilizado para a realização de cafés da manhã com clientes, palestras para até 180 pessoas e os happy hours mensais que a Advocacia organiza para celebrar os aniversários da equipe. 

A nova casa, segundo os sócios mais antigos

Entre os advogados que participam da história da RMM há mais de 15 anos, estão os sócios Fernando Moromizato, do Núcleo de Direito Cível, e Lucas Rênio, do Núcleo de Direito do Trabalho. Em algumas palavras, eles descrevem a sensação de testemunhar essa nova onda de expansão da Advocacia. 

“Na visita destinada aos sócios, antes da inauguração oficial, fiz questão de fincar com o pé direito, assim como fiz em 2004, quando iniciei na RMM. O hall de entrada da nova sede te recebe com uma grama verde, uma referência aos jardins da orla da praia, mas que me rememorou o antigo carpete do escritório, antes da reforma de 2006. A casa nova é bem ampla, com vista panorâmica e muita luz natural. Mescla o clássico e o moderno. Um excelente incentivo para os próximos 20 anos!”, afirmou Fernando Moromizato.

"Há 18 anos iniciei minha trajetória na RMM. Naquela época éramos sete pessoas, num conjunto comercial pequeno, e desde o primeiro dia os componentes do 'DNA RMM' ficaram muito claros pra mim: probidade, dedicação ao cliente, paixão pela advocacia e foco no eixo jurídico Marítimo-Portuário. O processo de inovação não para na RMM, e muitas reformas estruturais já foram realizadas (com destaque para o empreendedorismo de Lucas Miller). Hoje inicia-se, oficialmente, uma nova fase. A equipe já conta com mais de 60 pessoas. A estrutura foi amplificada de modo colossal, incluindo restaurante (que já tínhamos) e academia (novidade). Estamos inaugurando uma nova casa no Tribuna Square, mas o 'DNA RMM' permanece intocável sob a forma de uma tradição perene: probidade, dedicação ao cliente, paixão pela advocacia e foco no eixo jurídico Marítimo-Portuário! E agora estamos ainda mais 'de olho no Porto', com uma vista que vai do Saboó à Ponta da Praia", contou Lucas Rênio

Proteção na pandemia

Por conta do impacto devastador da pandemia de COVID-19, a RMM adotou o sistema de home office em março de 2020 e ainda trabalha majoritariamente com esse regime, respaldada pelo forte aparato tecnológico que marca a atuação do escritório há anos. O lançamento oficial da nova sede nesse momento acontece mediante a restrição de circulação de pessoas; o acesso ao escritório é previamente agendado com a gestão, e todas as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde, como o uso de máscaras e álcool em gel, são exigidos para garantir a proteção e preservar a saúde de todes. Para falar conosco, envie um email: miller@miller.adv.br.

A nova marca
 
 
 
 

A menos de um mês de completar 60 anos, a RMM dá um passo importante para atualizar a sua linguagem visual. O logotipo que definiu a Advocacia nos últimos 20 anos dá espaço para uma nova marca, criada para sintetizar, com mais precisão, os conceitos de vanguardismo, expertise, escalabilidade e confiabilidade impressos no trabalho do escritório. 

 

“Esse é um processo que começou em 2017, quando passamos a utilizar a sigla RMM para identificar a Advocacia, e percebemos uma rápida adesão das pessoas com as quais nos relacionamos diariamente, como colaboradores e clientes. Nossos esforços de marketing digital, como a presença no LinkedIn, pediam uma marca mais minimalista, que nos diferenciasse no mercado nacional e internacional, e que dialogasse com os players envolvidos na operação logística. Também precisávamos de uma paleta de cores que traduzisse a nossa solidez e metodologia de trabalho, muito focada na qualidade e eficiência. Em reuniões de estratégia nos últimos seis meses, revisitamos o nosso propósito, missão, visão e valores para embasar esse processo de transformação estética”, explica Amanda Denti, Relações Públicas que começou a trabalhar com a RMM há mais de 10 anos.

 

Criada pelo designer Bruno Loos com base nos pilares organizacionais da Advocacia, a nova identidade visual da RMM tem como metáfora visual o contêiner, estrutura que transformou o comércio exterior e que representa uma solução escalável, segura e padronizada.

 

“A antiga marca fazia referência ao navio e ao horizonte, símbolos da navegação. O ponto de partida da proposta para a nova marca é mover esse foco, do modal para o conteúdo, acompanhando a expansão das áreas de atuação do escritório. Já os retângulos, além de complementarem visualmente a ideia de contêiner, possuem a função de pilares simbólicos. Representam a lombada dos livros (o conhecimento), as colunas greco-romanas do Direito (tradição) e os valores incutidos na RMM por seus fundadores. É também através dos retângulos que os valores de flexibilidade, transparência e modernidade serão mais exercitados: um dos pilares funciona como uma janela, que se movimenta para acomodar diferentes conteúdos”, conclui Bruno.

 

A nova identidade visual também inclui o selo comemorativo dos 60 anos da RMM. A Advocacia foi fundada no dia 6 de julho de 1961 e prepara uma sequência de eventos virtuais para celebrar a data em 2021.

 

“Esse trabalho foi feito com muito carinho e cuidado, pensado para otimizar a nossa comunicação com nossos profissionais, colegas, clientes e parceiros”, conclui Thiago Miller, sócio e gestor da RMM.

Cópia de Cópia de Justiça do Trabalho Po

Algumas imagens da nova sede

bottom of page