A empresa de navegação Keppel Offshore & Marine consagra-se no desenvolvimento e inovação da indústria com um projeto de embarcação autônoma recentemente concluído, o rebocador “Maju 510”, que já é a primeira do mundo a receber Notação Autônoma da sociedade de classificação ABS, conforme noticiou a revista Portos e Navios.
O rebocador, equipado com tecnologias e sistemas avançados, utilizando #inteligênciaartificial, recebeu Notação Inteligente sob o Registro de Navios de Cingapura e é o primeiro da região sul da Ásia a ser operado remotamente por um joystick, através do centro de comando, inclusive com marítimos a bordo.
Fruto da integração da subdivisão para assuntos tecnológicos da empresa de #navegação, a Keppel Marine and Deepwater Technology, com a Autoridade Marítima e Portuária de Cingapura, foi possível reproduzir o sistema de digital twin, tecnologia que permite a replicação virtual de uma coisa física para análise de simulação e comportamento, o que facilita a fusão de #dados, tomada de decisões e avaliações de risco envolvendo a #embarcação.
Para Chris Ong, CEO da Keppel: “Navios e tecnologias autônomas têm imenso potencial para transformar a natureza das operações marítimas.”.
Deste modo, a empresa pretende, ainda, colaborar com a Autoridade Portuária para testes de diferentes operações autônomas para eventuais aprimoramentos.