A Advocacia Ruy de Mello Miller é uma das maiores bancas da Região da Baixada Santista, com mais de 50 profissionais em 2018. A empresa passa por um forte movimento de expansão das suas atividades, tendo em vista o desenvolvimento das áreas com as quais trabalha, bem como o de paralelas, como a indústria do Petróleo e Gás e o mercado Imobiliário. Tais demandas, que intensificam o movimento de contratação de mão de obra e a ampliação de infraestrutura, contribuíram para a preocupação de seus dirigentes sobre como incrementar o desenvolvimento sustentável da organização. Ao longo do ano, os profissionais também desenvolvem iniciativas de cunho não econômico em parceria com organizações de terceiro setor.
Pensando nisso, no ano de 2011 a Advocacia Ruy de Mello Miller, assessorada pela Eccaplan - Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, passou a inventariar a emissão de carbono gerada por sua atividade, a fim de compensar tal consumo através da aquisição de Créditos de Carbono.
Assim, a Advocacia Ruy de Mello Miller passou a ser o primeiro escritório de advocacia do Brasil a ter seu inventário de carbono publicado no Registro Público de Emissões do Programa GHG Protocol, mantido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, recebendo o Selo Prata do Programa.
Mais do que uma certificação oficial, as diretrizes sustentáveis fazem parte do dia-a-dia da empresa, que promove internamente ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, tais como:
Redução do consumo de energia elétrica e emissão de gases poluentes (com o incentivo da redução de veículos entre seus colaboradores no deslocamento de suas residências à sede da empresa);
Criação de procedimentos eletrônicos internos, a fim de reduzir significativamente a utilização de papel;
Seleção de resíduos sólidos;
Criação de grupo de voluntariado, que desenvolve atividades que vão além das campanhas de assistencialismo já praticadas anteriormente, com a doação de parte do horário de trabalho para apoio de projetos sociais (Programa Hora Cidadã);
Incentivos aos profissionais que somam às políticas sustentáveis citadas anteriormente. Entre elas: estímulo à prática esportiva, patrocínio de atividades físicas externas e clube de bem-estar, canais de comunicação alternativos para a exposição de manifestações e construção de relações transparentes (Ouvidoria interna) e cursos de aprimoramento técnico e de gestão.
O inventário público da Advocacia Ruy de Mello Miller, portanto, sintetiza este velho-novo passo na construção de políticas e práticas socialmente justas, economicamente viáveis, e ambientalmente corretas para seus próximos 50 anos de serviços jurídicos e desenvolvimento humano.
Por fim, entre as principais metas desta campanha perene está a já iniciada tarefa de multiplicar a filosofia em Santos e Região, e contribuir para o desenvolvimento de tecnologias limpas. A ideia é influenciar não só colaboradores e familiares, mas também clientes, fornecedores e entidades de classe que ainda não atentaram, com a devida ‘transpiração’, de que a adoção de atitudes sustentáveis é uma condição, e não uma opção para a nossa sobrevivência como sociedade.